Portugal
A antiga cantina do ISEP, lugar de repasto a várias gerações de engenheiros, e, ou estudantes do ensino superior encontrava-se «gasta», despida na memória passada e sem argumentos para servir as exigências de conforto contemporâneas. (P30)
O objetivo da intervenção foi potenciar o espaço da antiga cantina, com cerca de 450m2 e permitir que funcione como sala de estudo nas horas em que não existem refeições.
A área intervencionada tem uma matriz cartesiana, definida por 4 tramos longitudinais, de 6 m cada, metricamente definidos pelo eixo do elemento estrutural – o pilar. Entrada axial desenhada pela colunata central, com um intercolúnio 6/2, ou seja metade da métrica definida longitudinalmente.
O projeto manteve a matriz original do espaço, dotando-o de maior dinâmica, flexibilidade funcional e conforto espacial. Foram desenhadas armários integrados nas colunas para permitir realizar exposições temporárias com peças do museu existente existentes no politécnico.
Embora em termos de configuração física pouco se alterasse, mudou imenso em termos de usos, de regra, de limites e de desenho. Quase não se dá por eles, mas, são a base do espaço de uso «público» com várias funções alternadas durante o dia.
Os materiais usados foram a madeira, estofos, cortiça e o piso vinílico, dotando o espaço académico de conforto e funcionalismo espacial.
Rua Pinho Leal, 220H,
4150-620, Porto, Portugal
Email: info@a2m.pt
GPS: 41.8172104 -9.0079886,9
Segunda – Sexta: 09h00 – 19h00
Telemóvel: +351 966 572 738 (chamada para a rede móvel)